Cases

“ Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com futuro de decisões presentes”
(Peter Drucker)

Metropolitan Garden Shopping

Cliente: Partage
image description

Desafio

Implantar planejamento físico em Outubro/12 em obra do Metropolitan Garden Shopping, Centro Comercial com 107.930 m² de área construída. Mall com 308 lojas, 1 Hipermecado, 48 Lar Centers, 2 boliches, 9 Salas de Cinema e 2700 vagas de estacionamento, com Status Físico Constatado de 60,20% de serviços realizados, caracterizando um atraso de 7 meses com data contratual prevista de conclusão de término de obra para Fevereiro/13 e Inauguração para Abril/13. Ou seja reduzir este atraso para zero. .


Plano de Ataque

Havia 6 empresas contratadas independentes (Estrutura de Concreto Pré-Moldada; Obras Civis/Estrutura Metálica/Sistema Viário; Instalações Elétricas/Hidráulicas – Incêndio; Ar Condicionado; Sistema de Automação/CFTV; Elevadores e Esteiras Rolantes), cada uma com seu cronograma elaborado inicialmente; traçou-se um Novo Plano de Ataque de executar as obras setorizadamente e por pavimento criando vinculo de atividades entre tarefas e inter-relacionando seus devidos responsáveis ( de cada cronograma), unificando-os em um só cronograma. Reuniões semanais eram realizadas com o objetivo de alinhar todos os desvios ocorridos e novos planos de recuperação eram traçados. O dimensionamento de equipe setorizadamente necessária com base em nossos índices de produtividade foram fundamentais para pressionar os envolvidos a atenderem suas metas. Obra triplicou de efetivo. zero. .


Conclusão

Não foi possível zerar o atraso, devido outros problemas devido revisão de projetos ocorrida há 6 meses do término, onde foi alterado número de paradas de elevadores e travessia em via federal que atrasou devido demora na liberação da licença do DNIT, entretanto a obra finalizou somente com 2 meses além do prazo contratual, que foi entendido por todos que a causa não se deu por atraso de obra mas sim por alteração de projeto e tramites de legalização. A produtividade nos últimos 6 meses foi o dobro da produtividade dos 19 meses anteriores. .